O uso de gás natural em veículos pesados está se popularizando como alternativa sustentável e econômica para o diesel.
A substituição do combustível em automóveis como ônibus e caminhões permite reduzir a emissão de carbono.
“Ao possibilitar reduções substanciais de emissão, o gás natural torna-se um eficiente substituto tanto para o consumo doméstico, industrial e mesmo nos veículos leves e pesados”, destaca o consultor de energia Eduardo Navarro Antonello.
Essa opção também pode trazer vantagens como custos menores e incentivar a competição no mercado internacional. Assim, vale a pena conhecer mais o gás natural como alternativa para grandes veículos, e conhecer os benefícios para o cenário brasileiro.
Gás natural, alternativa ecológica para substituir o diesel
Segundo o fundador da Golar Power e Macaw Energies, Eduardo Navarro Antonello, o gás natural é um dos combustíveis fósseis mais limpos na questão de emissão de carbono. Isso porque a combustão emite cerca de metade do dióxido de carbono do carvão e 30% menos do que o petróleo, com menos partículas sólidas.
Em comparação ao diesel e a gasolina, o gás natural também tem menos gases de escape dos veículos, reduzindo a poluição urbana, as porcentagens que destacam os beneficos são consideravelmente altas:
- 70 a 90% menos monóxido de carbono (CO);
- 75 a 95% de redução com os óxidos de nitrogênio (NOx);
- 50 a 75% menos emissão de gás orgânico não metano (NMOG);
- 20 a 30% na redução de dióxido de carbono (CO2);
Ainda, se for proveniente do biogás, as emissões do gás natural são quase que totalmente neutralizadas. Por esse motivo, o gás natural permitiria uma transição energética mais eficiente no Brasil, ajudando a combater o aquecimento global.
Em termos de substituição do diesel, o gás natural se apresenta muito eficiente para uso industrial e também doméstico. E com o potencial brasileiro, a transição de combustíveis seria prática e rápida no Brasil.
No entanto, isso só seria possível com o incentivo governamental. “É imprescindível estimular políticas de investimento na substituição de combustíveis de transportes pesados e consequentemente desenvolver toda a cadeia”, afirma Eduardo Navarro Antonello em seu artigo para o portal Petróleo Hoje.
Vantagens e benefícios do Gás Natural
O gás diesel em veículos pesados, além de ser uma alternativa sustentável, também traz benefícios econômicos para o Brasil.
O potencial de produção do Brasil pode substituir em até 100% a importação de diesel. No entanto, ainda não existe uma conjuntura sólida o suficiente para viabilizar o potencial nacional.
Por esse motivo, é importante criar uma demanda firme, estimulando o uso do gás natural em vez do diesel. Como consequência, o Brasil teria um mercado mais competitivo.
Além disso, também teria economia nas importações e lucro nas exportações, sem precisar seguir a paridade internacional de preços.
Com o impacto financeiro no cenário nacional, o preço dos combustíveis também ficaria mais barato, e não apenas para veículos pesados, que utilizam o diesel, mas também para uso doméstico.
Ainda, vale reforçar que essa redução nos valores possibilitaria uma queda no frete rodoviário.
A substituição do diesel por gás natural resulta em um mercado mais competitivo
Utilizar o gás natural como combustível é uma opção interessante para o Brasil, especialmente por ser uma alternativa ecológica, acessível e que permitiria uma redução nos preços.
“Estimular o uso do gás natural em substituição ao diesel importado resultaria em um mercado mais equilibrado, com custo final baixo para o consumidor”, reforça Eduardo Navarro Antonello, especialista em energia.
Por esses motivos, estimular a substituição do diesel pelo gás natural pode contribuir para uma transição energética eficiente, para a redução de importações e posicionamento de destaque do país no cenário internacional.