Benefícios do Yoga: conheça 7 vantagens para a saúde
Você conhece os principais benefícios do Yoga? Essa prática conta com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e disposição.
Quer conhecer sobre esta técnica milenar, seus tipos e todos os benefícios que os seus praticantes experimentam? Continue a leitura e descubra!
Saiba mais sobre os tipos de yoga
O Yoga nasceu na Índia, há mais de 5 mil anos e é descrito como uma prática que engloba os campos espiritual, físico, ético, moral, mental e meditativo. Com o passar do tempo, ela evoluiu e hoje está dividida em diversos tipos, desde os mais relaxantes até os mais vigorosos.
Embora não exista uma prática melhor do que a outra, ao conhecer suas particularidades e variações fica mais fácil identificar o que combina mais com o seu perfil, emoções e objetivos.
Veja, a seguir, os tipos de Yoga mais praticados:
Yoga clássica
Entre os estilos de yoga, esse é o mais clássico e popular no ocidente. Com posturas mais leves e em menor número, é indicado para iniciantes. Trabalha tanto o equilíbrio entre o corpo e a mente quanto a respiração.
Power yoga
Diferente das linhas mais tradicionais de yoga, a Ashtanga, ou Power Yoga, é mais intensa e desafia bastante todo o corpo físico. Por isso mesmo, é recomendada para quem deseja aumentar a concentração, ganhar condicionamento físico e flexibilidade muscular enquanto desintoxica o organismo por meio do suor.
Hot yoga
Parecida com a Power Yoga, esta modalidade necessita de uma sala climatizada com temperaturas de até 40ºC. Mas os especialistas garantem que o calor é fundamental para resguardar a musculatura e desintoxicam o organismo por meio do suor.
Superioga
Modalidade desenvolvida nos anos 90, é um método de fortalecimento físico e psicológico composto de oito séries fixas de aproximadamente 50 posturas simples do yoga clássico, executadas com permanências, repetições e inclusão de alguns movimentos. Ela é ideal para os praticantes da terceira idade.
Acro yoga
Surgiu por volta de 1990 no Canadá e nos Estados Unidos e desembarcou no Brasil em meados de 2007. Como o nome sugere, essa modalidade alia posturas da yoga clássica a movimentos acrobáticos. É também um ótimo exercício para aprender a trabalhar em equipe, uma vez que grande parte dos movimentos é feita em dupla.
Aero yoga
O diferencial deste tipo de yoga fica por conta de tecidos presos ao teto, como acontece em aulas ou atrações circenses. Com sequências específicas e sob supervisão profissional, a prática pode ser introduzida a partir dos 4 anos de idade e é indicada até para pessoas com lesões em alguma parte do corpo ou fragilidade óssea, articular ou muscular.
Yoga dance
Utiliza a dança como estímulo aos seus praticantes, esta modalidade conta com aulas de até 2 horas, divididas em sete partes, trabalhando cada um dos chacras, pontos de energia no corpo, e cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter) por meio de determinados estilos, letras e variações de notas.
Benefícios do Yoga
Atualmente o Yoga é mais do que uma simples atividade física. É uma forma de manter-se em harmonia com seu corpo, mente e espírito.
Seus benefícios são diversos e comprovados pela ciência.
Veja alguns deles:
- Diminuição do estresse;
- Redução de inflamações;
- Combate a depressão;
- Ajuda na redução de dores crônicas;
- Promove a qualidade do sono;
- Previne doenças cardiovasculares.
Com todos esses benefícios comprovados, o número de adeptos à prática do Yoga vem crescendo a cada dia no Brasil, principalmente com a pandemia do coronavírus. Além disso, o país tem praticantes de longa data, como a Claudia Vieira Levinsohn, que pratica Yoga desde os anos 80.
Diante de todas essas informações, tenho certeza que você ficou com vontade de praticar também. Procure um estúdio especializado e veja qual dos tipos de Yoga é mais parecido com você e comece hoje mesmo!