Os aplicativos de e-commerce são tendência no varejo
Os aplicativos de e-commerce se tornaram a nova tendência do varejo e estão impulsionando as vendas. Segundo Priscilla Levinsohn, especialista em marketing, é essencial estar atento aos comportamentos e necessidades do cliente, principalmente, em relação às demandas tecnológicas para não ficar para trás.
As negociações pela internet se tornaram um fenômeno que dominou o comércio, e, com isso, incentivou diversos negócios a implementar essa nova abordagem.
No entanto, antes de investir nessa tecnologia, vale a pena entender a sua importância e quais as tendências para seguir no seu negócio.
Veja a indicação de profissionais do mercado e o que esperar dos aplicativos de e-commerce.
Por que investir em um aplicativo para e-commerce?
Investir em um aplicativo para e-commerce permitirá que a sua empresa siga as tendências do mercado e tenha um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
Isso porque o cenário está crescendo e se tornando cada vez mais fundamental para o mercado mundial de varejo.
Segundo o Relatório Mobile App Trends 2022 da Adjust, divulgado pelo portal Terra, os aplicativos de e-commerce cresceram 14% em 2021 apenas na América Latina. 67% das vendas nesse mercado foram realizadas via smartphone, por meio dessas plataformas.
Além disso, a expectativa para o futuro é que as negociações por apps ultrapasse U$ 5,42 trilhões de dólares até o final de 2022.
Em outras palavras, o canal mobile se tornou o mais popular entre os consumidores, e representa o futuro das vendas no comércio eletrônico.
As maiores tendências de Apps de e-commerce
É inegável que os aplicativos de e-commerce se tornaram a maior tendência do mercado digital, com um aumento massivo na instalação dessas plataformas entre o público.
No entanto, esta não é a única novidade vivenciada pelos vendedores, especialmente após o período de pandemia, que trouxe uma nova junção dos conceitos de vendas físicas e digitais, como explica Priscilla Levinsohn.
“A pandemia também contribuiu para ampliar a percepção dos lojistas de uma nova necessidade de transformação para o futuro: a não distinção entre o físico e o digital, o figital, um somatório das duas possibilidades. Por meio do modelo figital, é possível comprar na loja física e pedir para entregar na sua casa. Assim como pode fazer o pedido em casa pelo site e pegar o produto na loja física. Ou até mesmo consumir dentro do shopping e buscar o que comprou nesse mesmo shopping depois, dentro do seu veículo. O mais importante é ficar atento aos comportamentos e às necessidades do cliente e, principalmente, às demandas tecnológicas para não ficar para trás”, comenta a diretora de Marketing do Colinas Shopping em seu artigo para o portal Exame.
Assim, cada vez mais consumidores aderem ao uso de aplicativos para e-commerce, mas sem deixar as compras físicas de lado.
Uso do Whatsapp para vendas
Outra tendência de apps no e-commerce é o WhatsApp, famosa plataforma de comunicação por mensagens.
Uma pesquisa feita pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time aponta que o programa é o aplicativo mais instalado pelos brasileiros, presente em 99% dos smartphones. Isso levou a um uso massivo dessa ferramenta para o comércio, e 80% dos entrevistados afirmaram usar o WhatsApp para se comunicar com as marcas.
Este é o chamado comércio conversacional, que ocorre digitalmente, mas por meio de algum tipo de interação entre as duas partes, sejam duas pessoas ou um cliente e um chatbot, por exemplo.
Como uma prioridade para o varejo, essa tendência pode movimentar U$290 bilhões até 2025, sendo uma das preferências entre os consumidores.
Quando aderir aos aplicativos para e-commerce?
A adesão de aplicativos para e-commerce deve ser considerada quanto antes pelo seu varejo, especialmente por ser a nova tendência do mercado.
Especialistas, como Priscilla Levinsohn, já indicam que os empreendimentos se adaptem tanto no meio físico quanto no digital, e ter essa ferramenta é fundamental para realizar essa adequação de maneira eficiente.
Por esse motivo, se você deseja seguir o cenário eletrônico, vale a pena ter aplicativos para e-commerce na sua empresa.