14.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
Inicio Notícias A História do Metrô de São Paulo

A História do Metrô de São Paulo

Conheça o Meio de Transporte mais Ágil de São Paulo

Em cidades mais populosas é comum encontrar modais mais eficientes e que comportem mais pessoas, como o metrô de São Paulo. 

Isso porque, esse meio de transporte tende a ser mais ágil, atendendo um maior número de usuários. Neste post, confira como o metrô surgiu na capital paulista.

Metrô de São Paulo: onde tudo começou

A construção do metrô foi muito planejada, tendo início em 1966 pelo então prefeito de São Paulo, Faria Lima. Foi assim que surgiu o Grupo Executivo Metropolitano (GEM).

Na época, a GEM contratou um consórcio das empresas alemãs, Deconsult e Hochtief, unindo-se a outra empresa brasileira, a Montreal. Assim surgiu a HDM, um grupo coordenado por Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, que se tornou o primeiro presidente do Metrô.

Dois anos mais tarde, foi criada a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), incluindo o planejamento da rede básica de transporte metroviário.

A construção da primeira linha (Azul), que contemplava Jabaquara – Tucuruvi, foi marcada no final de 1968. Mas o ano de 1974 mudou a realidade do transporte paulista, colocando para rodar o primeiro metrô do país. Na ocasião, circulavam cerca de 2.858 usuários.

A maior estação de São Paulo, a estação da Sé, foi construída em 1978. A partir disso, surgiram outras linhas e veículos espalhados não só na cidade paulista, mas em todo Brasil.

O objetivo do metrô foi melhorar o transporte coletivo, garantindo mais agilidade, segurança e sustentabilidade. 

De acordo com Jacob Barata Filho, houve alguns desafios enfrentados até que a obra fosse finalizada. Era preciso ter um bom planejamento e gestão para que as linhas começassem a funcionar. Além disso, também era necessário regulamentação dos processos e equipe especializada. 

Futuro do metrô em São Paulo

Apesar de São Paulo ter um dos maiores trechos do metrô do Brasil, outras partes do mundo contam com um sistema altamente inovador. É por isso que algumas empresas modernas investem pesado em pesquisar veículos que visam atender a sociedade e respeitar o meio ambiente.

Prova dessa busca pelo modal mais qualificado nos centros urbanos é a evolução constante de modelos de ônibus e histórias relatadas por quem acompanhou a história, como no projeto Pioneiros do Transporte

No entanto, mesmo que haja esse investimento, ainda existem alguns problemas a serem superados. A demora nas paradas entre uma estação e outra pode provocar desperdício de tempo, impactando a qualidade de vida da população. Além disso, há a superlotação tanto nas estações quanto no interior dos veículos.

Para fazer uma comparação, é preciso entender o trecho do metrô de outras cidades:

  • em Xangai, o metrô cobre 570 km, sendo considerado o maior do mundo. Em janeiro de 2021, houve a inauguração de mais 15 linhas, aumentando ainda mais a extensão;
  • em Nova York há 465 km de metrô, contando com 24 linhas e 468 estações. Além disso, é o único do mundo que funciona 24 horas por dia;
  • Londres tem o sistema metroviário mais antigo do mundo, sendo inaugurado em 1863, e hoje conta com 408 km de extensão;
  • a Cidade do México tem 226 km de metrô, composto por 12 linhas e 163 estações;
  • em Santiago, a malha cruza grande parte da cidade, tendo o sistema mais moderno da América Latina e chega a 130 km de metrô;
  • São Paulo tem 96 km de metrô, mas diferente dos demais sistemas, tem apenas 6 linhas e 66 estações.

Apesar de ainda ter suas falhas, existem expectativas de expansão do metrô. Os projetos visam aumentar para 22 km de extensão, atendendo 21 estações. Esse aumento ainda será maior até 2025, com uma nova linha que terá 15,3 km e mais 15 paradas.

Muitos empresários do setor de transporte defendem que o metrô de São Paulo tem muito a melhorar. A boa notícia é que existem planos para que o sistema se modernize e atenda às necessidades dos usuários, porém, sem esquecer da relação entre cidade e meio ambiente.

- Advertisment -

Deve Ler

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20 de 2024, que acontecerá no...

Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o funcionamento das câmaras municipais e assembleias legislativas...

Sigma Lithium Supera Meta De Produção De Lítio Do Terceiro Trimestre

Com desempenho positivo na planta industrial Greentech, a produção de concentrado de lítio quíntuplo zero da Sigma Lithium (SGML) totalizou 60.237 toneladas no terceiro trimestre de...

O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços

Nayuta Capital Expande Apoio ao Investimento Chinês no Brasil com Estrutura Especializada e Visão de Longo PrazoO investimento chinês no cenário global continua a...