A limpeza hospitalar é um dos serviços mais importantes dentro de um hospital ou uma clínica. Afinal, é fundamental manter o ambiente interno devidamente limpo e esterilizado, já que é um local exposto a vários vírus e bactérias.
Por isso, elaboramos um artigo que lista os principais produtos que são utilizados no serviço de limpeza hospitalar. Provavelmente, esse texto vai ajudar bastante as clínicas e hospitais a se organizarem melhor em termos de higienização. Através de uma limpeza precisa, é possível manter os pacientes fora do perigo.
Afinal, quais são os produtos utilizados na limpeza hospitalar?
Antes de listar os produtos de limpeza hospitalar é importante destacar que a solução exige sempre o cumprimento de recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dentro dessas recomendações, existe uma norma que reforça a obrigação do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e materiais de limpeza que são certificados.
Feito esse destaque, agora vamos apresentar quais são os produtos utilizados durante o trabalho de limpeza hospitalar. Veja!
Máscaras
Um produto bastante utilizado durante o processo de limpeza hospitalar é a máscara. Ela ajuda a evitar o espalhamento de microrganismos indesejados.
Além de evitar a contaminação do local, a máscara também ajuda a impedir a disseminação de doenças dentro do hospital. Dessa forma, tanto a equipe de limpeza, quanto os pacientes, estarão bem protegidos. Assim, as pessoas ficarão menos vulneráveis a infecções.
Toucas
As toucas descartáveis também são produtos fundamentais no trabalho de limpeza hospitalar. Trata-se de um dos EPIs mais importantes para o desempenho da função. Ela ajuda a conter o espalhamento dos microrganismos presentes nos fios de cabelos dos profissionais de limpeza.
Luvas descartáveis
As luvas descartáveis também são equipamentos fundamentais no trabalho de limpeza hospitalar. Elas ajudam a impedir a contaminação e protege efetivamente toda a equipe de limpeza, sobretudo durante o uso de produtos de higiene mais fortes e agressivos, que podem prejudicar a pele durante um contato direto.
Álcool 70%
Nos últimos dois anos, as pessoas se acostumaram com as máscaras e com o uso do álcool 70%. Porém, os dois produtos sempre foram utilizados em trabalhos de higienização, principalmente quando se trata de limpeza hospitalar.
Quanto ao álcool 70%, ele tem a concentração mínima necessária para fazer a higienização das mãos, independentemente da formulação, seja ela em gel ou líquida.
O uso é recomendado por causa da capacidade efetiva que a substância tem para acabar com os micróbios. É válido destacar que para o trabalho de higienização do ambiente, o álcool recomendado é o líquido. A concentração final recomendada é entre 60% e 80%.
Desinfetantes
Os desinfetantes são produtos utilizados para fazer uma limpeza hospitalar mais pesada e precisa. Afinal, além de limparem os ambientes, eles também matam germes e bactérias e fazem a desinfecção precisa do local. O ideal é utilizar desinfetantes que sejam de qualidade e que sejam adequados ao trabalho de limpeza hospitalar.
O artigo foi útil para você? É importante que você, enquanto proprietário, diretor ou gerente de uma clínica ou hospital, entenda quais são os principais produtos utilizados durante um trabalho efetivo de limpeza hospitalar.
Outro artigo que recomendamos é: Saiba como escolher uma empresa de limpeza e conservação.