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Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
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5 dicas de como enviar um Press Release engajado

Divulgar bem a sua marca ou empresa ajuda a garantir o sucesso do negócio. Nesse sentido, criar um press release engajado para divulgar e dar mais visibilidade para seu negócio deve ser prioridade. Afinal, é ele que vai mostrar como seu público percebe a sua marca.

Para que fique mais fácil de entender, veja agora como você deve escrever seu press release usando 5 dicas básicas.

O que é press release?

Antes de mais nada, caso você ainda não saiba o que é o press release, vamos explicar:

Para começar a entender, release significa ‘comunicado’ e press significa ‘imprensa’, em inglês. Portanto, press release também é sinônimo de comunicado de imprensa, ou mesmo de boletim de imprensa.

Nesse sentido, é um texto que serve de vitrine para a sua empresa. Isso porque, por meio de um conteúdo jornalístico, você pode divulgar uma série de coisas a respeito de seu negócio:

  • participação em eventos do seu setor
  • premiações relevantes
  • ações positivas da empresa
  • inauguração de nova linha de produção
  • lançamento de novos produtos

Enfim, essa lista pode se estender a tudo que você considera importante e que deve ser comunicado à imprensa e ao público em geral.

Aliás, queremos deixar claro que um press release deve ser destinado para jornais, revistas, sites e jornalistas. Nunca é feito diretamente para o público.

Ademais, o boletim de imprensa é responsável por mostrar qual é o posicionamento oficial de sua empresa sobre algum assunto.

Como um press release?

Em geral, um comunicado de imprensa tem as seguintes características:

  • Texto de no máximo 2 páginas.
  • Escrito de modo simples, direto e fácil de ler.
  • É uma história contada em forma de notícia.
  • Conteúdo relevante que atraia a atenção do público.
  • Que responda às perguntas: sobre quem, o quê, onde, quando e como aconteceu e, ainda, porque divulgar o fato.

5 dicas de como enviar um press release engajado

Depois que você entendeu a ideia geral do que é um boletim de imprensa, podemos passar para as dicas. Seguindo todas elas, será mais fácil para que um jornalista se interesse por seu texto e publique ele no portal que representa.

1- Tenha um propósito

Você nunca deve começar seu comunicado só para cumprir tabela. Ou seja, sempre tenha um propósito para aquilo que escreve.

Para isso, responda para si mesmo: por que você quer que os outros saibam disso?

Depois que fizer isso, comece a escrever um texto que seja relevante para seu público.

2- Mostre que sabe aquilo que fala

Saiba se comunicar bem com as palavras que usa. Nesse sentido, você precisa mostrar que é uma autoridade no assunto. No entanto, cuide para não soar arrogante.

Aqui, você deve encontrar um equilíbrio entre o muito complicado e o muito fácil. Isto é, cuide para não escrever algo difícil demais que seu público não entenda, e também para não ser fácil demais, de modo que subestime a capacidade do leitor.

3- Escreva na linguagem correta

Ou seja, escreva o boletim usando uma linguagem jornalística, seguindo o esquema:

  • Título: criativo, chamativo, mas não muito extenso.
  • Local e data: lembre de informar quando quer publicar seu comunicado e de onde ele é.
  • Lead: crie uma boa introdução ao texto. Descreva de modo breve e direto aquilo que vai falar. Em 3 ou 4 linhas, responda: quem, o quê, onde e quando.
  • Corpo do texto: adicione mais detalhes para sua história. Pode colocar, por exemplo, alguma entrevista ou dado. Nesse espaço, responda as perguntas de como e porque.
  • Conclusão: deve ser interessante, para fechar o texto com chave de ouro. O leitor precisa se sentir entusiasmado com o que vai ler.

Ah, e não se esqueça de dar informações sobre sua empresa e contato, pois nem sempre o jornalista conhece a sua marca.

4- Conte uma história

Diante dessas características, pense em como escrever um texto que desperte a atenção do jornalista. Afinal, imagine que esse profissional recebe inúmeros textos desse gênero todos os dias. Portanto, construa uma história que seja capaz de prender o leitor.

Nesse sentido, é essencial que seu press release conte uma história. Para facilitar a leitura, use e abuse dos conceitos de legibilidade de um texto.

5- Cuide do design do texto

Cuide para seu texto não ficar desequilibrado e ‘feio’ para quem olha pela primeira vez. Em outras palavras, escreva com parágrafos curtos, de tamanho similar e prestando atenção nas regras de sintaxe da língua portuguesa.

Também inclua imagens e crie um efeito visual melhor ao conteúdo. Afinal, atualmente, a apresentação visual é muito importante para causar boa impressão.

Logo que colocar essas dicas em prática, vai perceber que seus press releases terão maior engajamento e será mais fácil de ter o conteúdo publicado. Agora, mãos à obra!

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