14.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
Inicio Vida e Estilo Moda circular: o que é e como praticar?

Moda circular: o que é e como praticar?

Descubra o conceito de moda circular: O que é e como praticar? 

A moda circular é uma das tendências que buscam contribuir para um consumo consciente e com maior sustentabilidade, e está se popularizando no mercado.

Esse movimento mudou não apenas as práticas de compra individual, mas também a forma que a indústria realiza seus processos de fabricação.

Com costumes que se tornam cada vez mais presentes entre os consumidores, é importante estar atento para esse conceito e entender como ele se difunde.

Entenda o que é moda circular e qual o papel da indústria no movimento de consumo com sustentabilidade.

O que é moda circular?

A moda circular é uma tendência que modifica o ciclo de vida útil de uma roupa, permitindo que ela se estenda e possa ser reaproveitada.

Dessa forma, a mercadoria não se limita somente às fases tradicionais de produção, podendo ser reciclado e dar origem a outras peças.

Esse conceito foi introduzido inicialmente em 2014, quando a sustentabilidade passou a ser uma pauta presente nas agendas políticas e comerciais. Desde então, vem protagonizando eventos e discussões que incentivam o setor a seguir essa prática de reutilização.

Tendências de moda circular

A moda circular traz algumas tendências para o mercado, e se torna cada vez mais popular. Veja os principais movimentos associados a essa modalidade de consumo:

Brechós

Uma das principais tendências que acompanham a moda circular são os brechós, centros de venda que comercializam peças usadas, para manter seu aproveitamento.

Com isso, as roupas evitam ser descartadas, compradas por outras pessoas e iniciando um novo ciclo de vida.

Ainda, é uma prática que traz preços e roupas mais acessíveis para o público.

Incentivo ao consumo consciente

Ainda, a moda circular não se tornou apenas parte dos costumes do consumidor, mas também um movimento do setor industrial e comercial.

Grandes centros de compra, como shoppings, incentivaram produtores locais e promover campanhas de sustentabilidade.

E profissionais como Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping, por exemplo, ajudam a promover novas formas de consumo, responsáveis por aumentar a vida útil das peças e incentivar um comércio ecológico.

Restauração e customização

Outra tendência essencial na moda circular é a restauração e customização de peças, que, inclusive, incentivou a criação de diversas startups voltadas para uma criação consciente.

Com essa prática, é possível utilizar peças antigas para criar novas, apostar no reaproveitamento de tecido e trazer novidades que agridam menos o meio ambiente durante sua fabricação.

Além disso, esse é um dos pilares do slow fashion, que acompanha conceitos como moda circular e sustentabilidade, tornando possível essa reutilização consciente.

Marcas que estão investindo na moda circular

Instituições, centros comerciais e marcas famosas já investem na moda circular. Um dos principais exemplos é a C&A, que está trabalhando para promover melhores práticas fashion na indústria atual.

Ainda, a lista Circular Fashion Index (CFX) 2022 divulgou alguns dos nomes mais famosos que investem em conhecimento, tecnologia e inovação sustentável.

Nomes como Levi’s e The North Face ganharam destaque, além de Gucci, Coach e Burberry, que também fizeram parte da lista.

Dessa forma, não apenas produções artesanais seguem esses preceitos sustentáveis, mas também as grandes fabricantes da alta moda.

Vale a pena seguir a moda circular?

Para Priscilla Levinsohn, a moda circular é uma tendência que já está presente no mercado, e ganhará cada vez mais força, especialmente por buscar uma indústria com mais sustentabilidade.

Por isso, vale a pena acompanhar esse movimento e entender seus pilares, priorizando marcas e estabelecimentos que se comprometem com a causa.

Dessa forma, será possível divulgar e participar dessa ação, consumindo roupas de qualidade, mas com uma vida útil maior, reduzindo o impacto no meio ambiente.

- Advertisment -

Deve Ler

Morando no Exterior e Recebendo Aluguel no Brasil: O Que Você Precisa Saber

Para aqueles que decidem morar no exterior enquanto possuem propriedades no Brasil, lidar com aluguéis pode levantar várias questões e preocupações. O blog da...

Brasileiros Residentes no Exterior: Como Declarar Bens no Brasil

Para os brasileiros que residem no exterior, a gestão de bens e propriedades no Brasil pode ser um desafio complexo. O blog da Brasil...

Residente Fiscal Americano: Perguntas Frequentes Respondidas

Se você é um brasileiro vivendo nos Estados Unidos ou um estrangeiro considerando a residência fiscal americana, pode ter uma série de dúvidas sobre...

Entenda a DCTF-Web: O Futuro da Fiscalização Tributária no Brasil

No Brasil, a conformidade com as regulamentações fiscais é fundamental para as empresas, e um aspecto crucial é a declaração de créditos e débitos...